Olympus FE-350 review

Started May 22, 2009 | User reviews thread
ForumParentFirstPreviousNextNext unread
Flat view
uauclic
New MemberPosts: 4
Like?
Olympus FE-350 review
May 22, 2009

(Brazilian portuguese)
Desejando ter uma câmera grande angular adquiri a Olympus FE350 Wide (28mm). Difícil achar no mercado brasileiro uma câmera com esta característica uma vez que quase todas as compactas apresentam 34 a 38mm. Os consumidores não se dão conta da utilidade de uma lente Wide e se contentam com as tradicionais lentes ‘estreitas’ da maioria dos modelos populares que predominam no mercado. Eu procurei também como opção a Fujifilm J150W, mas só achei a FE350 e a comprei. Observando o mercado mundial percebo que agora é que surgem mais grandes angulares, pois o consumidor no exterior deve estar demandando mais câmeras com este recurso. A Panasonic Lumix tem tido uma série de câmeras Wide, assim como a Casio. De olho no mercado, Canon, Nikon, Sony e Olympus também tem lançado Wide’s recentemente.

Não sei se a FE350 é um upgrade da FE290. Elas tem a mesmíssima cara, no entanto não sei se houve melhoras na FE350. Não achei nenhuma revisão em sites ‘Review’ dela, apenas aqueles comentários de proprietários no Amazon onde quase todos estavam satisfeitos (nota média 4,5). Preocupou-me que o Trusted Review desceu a lenha na FE290 dando-lhe nota baixíssima, como ainda pode-se verificar.
A FE350 correspondeu-me satisfatóriamente as expectativas com sua abertura wide. Apresenta imagens bem definidas/focadas com cores muito boas; focaliza bem e, em certas situações (por ex. através de vitrines), melhor que outras câmeras que possuo. Em sendo uma P&S popular, a imagem é satisfatória.
O display de 3” é muito bom porém acho maior do que o necessário (acho 2,7” ideal) roubando espaço para um bom posicionamento do polegar e fazendo com que os botões tenham que ser pequenos, apertados.
O flash tem bom alcance, sendo melhor que minha Samsung S760.
A bateria de íon Lítio parece dar mais autonomia do que baterias AA. É rápida sua recarga (+/- 5horas em carregador que vem c/ a câmera) mas é uma bateria cara.
O pessoal aqui do dpreview não gosta nada dos menús da Olympus. Eu, no entanto, não acho nada demais. Penso que a gente se adapta aos diferentes sistemas de cada marca. Não tiro fotos apavorado nem com pressa, portanto tenho tempo de fazer meus acertos neste e em qualquer menú. Há um botão FUNC que rapidamente permite selecionar ISO, WB, pixels e qualidade Fine/Normal.
A Olympus FE350 não é ‘o bicho’ mas gosto dela e creio que agradará um consumidor não exigente. A seguir falo o que ela tem de ruim.

Problems:

Já na primeira foto me decepcionei pois logo visualizei aberração cromática ‘borda púrpura’ (purple fringe) em demasia. Esta é a razão pela qual dei 3 em qualidade de imagem. Eu tolero ruído, cores não ideais, dinâmicas e exposições ruins, etc., no entanto ODEIO purple fringe. É absolutamente frustrante ver esta distorção estragando as fotos. Para mim o grande salto na tecnologia de imagem será a eliminação por completo deste artefato. Quem sabe um dia! Em comparação com minha Samsung a Olympus perde feio. Acostumado com a melhor qualidade da S760 frustrei-me muito com a Olympus, mais tradicional na indústria fotográfica !!!
Nada tenho contra plásticos mas o material plástico de seu corpo é inferior e os detalhes cromados não compensam seu aspecto ‘barato’. Mas isto não a compromete e não é relevante para mim, como parece ser para os gringos.
O botão de disparo está localizado muito no canto da máquina prejudicando a ergonomia.
O botão rotativo seletor de modos é posicionado atrás, tal como nas Sony’s e algumas Fuji’s. Não gosto nada, prefiro no topo (porque não?), pois está no local de apoio do dedão apesar de ser firme e não rodar com facilidade.
Outro ponto fraco, próprio da Olympus, é o cartão Xd. Bem se sabe que é lento e, no playback, a máquina demora uma barbaridade para ler os dados do cartão e exibir a imagem no display.
Um LED bicolor fica permanentemente aceso quando ligada, uma burrice de engenharia pois consome energia que qualquer câmera precisa poupar !

uauclic's score
3.3
Average community score
4.0
Flat view
Post (hide subjects)Posted by
Keyboard shortcuts:
FForum PPrevious NNext WNext unread UUpvote SSubscribe RReply QQuote BBookmark post MMy threads
Color scheme? Blue / Yellow